Parafernalhas é tudo que você imagina, desde as coisas mais antigas até as novidades. Então, sou música, notícias, moda, viagens, emoções, pensamentos, cinema...... e até aquela receita básica.

20 de janeiro de 2011

A Trituração


Por ... ALEXANDRE BURMANN
MATANÇA DE BALEIAS NA DINAMARCA
As Ilhas Faroe ou “Ilhas das Ovelhas” são um território autônomo da Dinamarca, parte da Europa, localizado no Atlântico Norte entre a Escócia e a Islândia. O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas que acolhem, ao todo, 47 mil pessoas em uma área de 1.499 km². Na ilha maior - Streymoy - está localizada a capital, Tórshavn. Nesse local, como se vê, ligado à próspera e desenvolvida Dinamarca, é realizado um evento, todos os anos, que inclui encurralar centenas de baleias à beira d´água, para depois ter o prazer de exterminá-las a golpes de facas. Crianças costumam ser dispensadas das escolas nesse dia, para acompanhar o “divertimento”, que funciona como uma espécie de ritual de passagem dos rapazes à idade adulta. Já circula uma petição na internet pedindo providências para acabar com tal barbárie. “Essa caça esportiva é uma prática que foi abandonada em todo o mundo há muitas décadas, e agora é considerada ilegal em muitos outros países europeus”, diz o texto da petição.“Os habitantes das Ilhas Faroe não têm necessidade da carne de baleia para a subsistência, e muito da carne é deixada para apodrecer e é jogada fora." Ela não pode ser exportada, pois está poluída com metais pesados e outras toxinas e, assim, não atende os padrões de saúde da União Européia para alimento para consumo por humanos”, prossegue....segue o link da petição on line: http://www.thepetitionsite.com/1/end-whale-dolphin-slaughter-in-the-faroe-islands

"Não sou basicamente um conservacionista. Quando a última baleia for massacrada, como certamente um dia acontecerá, o sofrimento delas vai acabar. Essa não é uma perda para a baleia, mas para a espécie humana. Não estou preocupado com extinção de espécies - isso é loucura dos homens - Eu tenho uma única preocupação: o sofrimento que nós deliberadamente infligimos nos animais enquanto estão vivos." Clive Hollands (1929)



A campanha do verão de 2011 das Ilhas Faroé será realizada pelos “Guardiões das Ilhas Ferozes”.
“Nós estamos lutando contra o horror da matança de golfinhos em Taiji, no Japão. Somos contra os caçadores de baleias japoneses no Oceano Antártico, e nós estamos lutando contra os caçadores dinamarqueses das ilhas Faroé para acabar com este pesadelo chamado "A Trituração". Esta é uma luta global contra a resistência às barbáries contra os cetáceos”, disse o Capitão Paul Watson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário