Parafernalhas é tudo que você imagina, desde as coisas mais antigas até as novidades. Então, sou música, notícias, moda, viagens, emoções, pensamentos, cinema...... e até aquela receita básica.

17 de julho de 2011

Bodas vem do Bode...Ouro e a História de Lily Braun...

Você sabia?...

A palavra boda vem do latim vota (promessa) referida ao fato de fazer os votos matrimoniais. Uma lenda atribui uma falsa etimologia a que na antiga Judéia tinha-se o costume de matar um cabrito para o churrasco nas comemorações de casamento ou aniversário de casamento. Com o tempo, o cabrito foi substituído pela fêmea do bode, a "boda", cuja carne era muito mais macia. Matar a "boda" era sinal de que haveria festa. Devido a isto o nome "boda" passou a ser sinônimo de festa, hoje em dia mais falada para casamentos.
Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Na joalheria, tradicionalmente são produzidas as alianças de bodas de prata, que correspondem a 25 anos de casamento, e bodas de ouro (50 anos).
Para as demais, geralmente são confeccionados anéis utilizando-se os materiais ou a pedra correspondente, conforme a lista abaixo:
Na maioria dos paises ocidentais:

1º. ano: Bodas de Papel
2º. ano: Bodas de Algodão
3º. ano: Bodas de Neve
5º. ano: Bodas de Madeira
6º. ano: Bodas de Caramelo
7º. ano: Bodas de Nylon
8º. ano: Bodas de Bronze
9º. ano: Bodas de Cipermetrina
10º. ano: Bodas de Alumínio
11º. ano: Bodas de Aço
12º. ano: Bodas de Seda
13º. ano: Bodas de Renda
14º. ano: Bodas de Marfim
15º. ano: Bodas de Cristal
20º. ano: Bodas de Platina
25º. ano: Bodas de Prata
30º. ano: Bodas de Pérola
35º. ano: Bodas de Coral
40º. ano: Bodas de Esmeralda
45º. ano: Bodas de Safira
50º. ano: Bodas de Ouro
55º. ano: Bodas de Ametista
60º. ano: Bodas de Diamante
75º. ano: Bodas de Platina

************

Ontem, como havia comentado fui comemorar bodas de ouro de um casal querido...Impressionante como emociona a celebração do casamento, os filhos, genros e noras, os netos participando...É tudo muito perfeito!
E você já parou para pensar o que é ficar 50 anos ao lado da mesma pessoa, dormindo e acordando esse tempo todo, passando por dificuldades que todo casal tem, momentos especiais, alegres e tristes? Pois é, fantástico isso não? Hoje em dia é raridade isso acontecer perderam-se muitos valores e a maioria dos casais mal conseguem chegar até os 10 anos.
O que será que acontece, né? Será que é o efeito da “História de Lily Braun?” Como na canção de Edu Lobo e Chico Buarque?...Realmente preciso pedir ajuda aos universitários para responder...Rs só sei que gosto da interpretação da Maria Gadú...(rs tudo a ver!).
Ouçam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário